18 3609-2389     18 99713-2799     contato@assessoriapublica.com.br
| O que você vê? Problemas ou possibilidades?

Quando você observa um grão de mostarda o que você vê? Uma semente ou uma possibilidade maior que sua imaginação. 
Desde os tempos mais remotos este tempero já era usado pelos egípcios, gregos e romanos. Antes mesmo de sua citação no Novo Testamento, Aristóteles já se rendia ao sabor deste molho a 400 a.C.. Oh! Deuses devem ter iluminado este alquimista gastronômico por extrair destes grãos um novo tipo de molho. 

Acha pouco? Que tal unir este condimento com diversos tipos de lanches dos mais variados tipos e vende-los em franquias de Fast-Food em todo mundo. Impressionado? Vamos então embala-los em pequenos saches para vende-los em quantidades pequenas e práticas, sem contar os planos de distribuição deste produto no mercado globalizado. 

Neste breve resumo podemos notar as transformações que uma simples idéia pode fazer em relação ao curso da historia.

Todo ser humano tem idéias geniais, mas quantas delas nós colocamos em prática. O autor Christian Barbosa em seu artigo para o site - MOTIVA ONLINE, diz: “...se faltar motivação na sua vida, falta uma meta verdadeiramente desafiante e relevante”.

Para uma idéia nascer temos que ter uma certa carga de conhecimento para que ela se desenvolva. Mas alguém indaga a seguinte questão: esta tarefa vai ser fácil? Temos que ter tantos obstáculos para atingir nossos objetivos? Não é mais cômodo que outro o faça ou é mais fácil dizer que não sabe do que usar o seu raciocínio.

A leitura, mais que um exercício seria um alimento do espírito critico e criativo, no entanto não dedicamos nem trinta minutos do nosso tempo para apreciar este habito tão saudável. Fazendo uma analise minuciosa, somos especialistas em assistir programas de televisão sem nenhuma qualidade informativa. A média que um adulto gasta em frente a um televisor é assustadora, sendo que este índice esta sendo equiparado com das crianças. 

O diretor executivo da Editora Vida Ltda faz um estudo interessante sobre o tempo gasto em frente da televisão. Ele nos coloca a seguinte situação: uma novela tem 240 capítulos, considerando que cada um tenha 50 minutos incluindo os comerciais vinculados. Aproximadamente temos um total de 12.000 minutos perdidos ou 200 horas. Isto é o equivalente há 8 dias e 8 horas perdido.

Seguindo este mesmo pensamento, vamos imaginar um leitor ativo, que troca seu tempo de novela para o exercício da leitura. Calculando que cada leitura de uma página leve o tempo de 5 minutos, temos um total de 2400 páginas lidas durante uma novela. Isto demonstra quanto maior tempo ela gasta entre uma leitura ou analise de um artigo, a probabilidade desta pessoa ser bem sucedidas é maior do que um indivíduo passivo ao habito da leitura.

Mas sempre temos um empecilho para não começarmos a nos mexer:

-Por onde começar? É muito fácil dizer isto! Eu não tenho tempo!

Não é complexo adquirir conhecimento, basta uma pequena motivação do tamanho de um grão de mostarda.

Um exemplo a ser citado seria o Professor Pieri Larousse, que teve sua vida dedicada: “Instruir todo o mundo sobre todas as coisas”, Ele não aceitava o modo arcaico e nem o formato elitista dos manuais de ensino da língua francesa, por esse motivo deixa de lecionar para se dedicar à edição de livros didáticos. Com pouco dinheiro foi para Paris para adquirir conhecimento sobre todos os cursos que tinha disponibilidade, sendo a grande maioria gratuitamente. Seus esforços começaram a dar resultado em 1852, com ajuda de alguns professores começaram a editar livros e publicações para que todos pudessem ter acesso à cultura. O resultado desta pequena façanha deu origem ao Dicionário Larousse.

Podemos observar neste breve resumo, sobre a vida de Pieri, seu traçado e seus objetivos que através de seu conhecimento, adquirido juntamente, com outros colaboradores criaram um dicionário de fácil acesso para leigos. 

Larousse não ficou parado vendo a banda passar com na canção de Chico Buarque, ele correu atrás do conhecimento.

Temos tanta capacidade que não nos damos conta, ou seria mais cômodo comprar uma idéia pronta, embalada com selo de certificação de já testado, não conteste. Qual é o sabor de não experimentar o discernimento nosso de cada dia. Ou é mais fácil dizer que não sabe do que pensar?

Busque o seu traçado! Pratique o habito da leitura! Ela te exercita a criatividade!

Site - Editora Vida LTDA.
Pedro Ivo Correia
Bacharel em Turismo 
Formado pelo Centro Universitário Toledo – Araçatuba-SP

Fonte:http://www.larousse.fr/qui/fondateur.asphttp://culinaria.terra.com.br/abcint/0,,OI109172-EI149-CTM,00.html

| Agendas relacionadas

| Cursos relacionados

Oferecemos

Política de Qualidade

Realizamos

Concursos públicos e Processos seletivos

ISO 9001

Empresa Certificada